sábado, 8 de março de 2014

Dia da menina

Bom dia, Liz

Hoje é 08 de março, faltam apenas 30 dias para sua chegada. Hoje também é o dia internacional da mulher. Há quatro anos seu pai escrevia um texto nesta mesma data. Eu estava de plantão e a primeira paciente do dia (às 01h da manhã) era uma mulher, agredida covardemente pelo marido. Em verdade, minha filha, todas as agressões contra as mulheres são covardes, "em mulher não se bate nem com uma flor". 

Infelizmente aquele não foi o único caso de violência contra a mulher daquele plantão. Cheguei em casa arrasado. Pensei que tivesse voltado a um tempo anterior ao dos homens das cavernas. Ligo a televisão para me distrair, a notícia do momento é a do goleiro Bruno defendendo um colega do flamengo que havia agredido sua esposa numa festa: “quem nunca brigou com a mulher? quem nunca saiu no tapa com a mulher? Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher, xará”. Menos de um ano depois o Xará matou a amante. Acho que ele ainda está preso, tomara que esteja. Não sei, não vejo mais televisão. Por falar nisso, eu e sua mãe decidimos que não vamos ter televisão em casa. 

Ah sua mãe! Ela nunca esteve mais linda! A gravidez, ao contrário do que as mentes perversas insistem em pregar, tem provocado mudanças incríveis e positivas na sua mãe. Além de mais bonita, ela também está mais saudável e mais feliz. 

Sabe Liz, a gravidez de sua mãe me fez refletir muito sobre a força bela da mulher. Na mitologia grega, o titã Atlas foi condenado a carregar o mundo em seus ombros e ele o faz com muito sofrimento. Já as mulheres, minha filha, vocês foram escolhidas a carregar toda a humanidade em seus ventres, esse sim é um fardo pesado, e vocês o carregam com um sorriso no rosto. A mesma humanidade que vocês carregam é a que lhes tranca em uma fábrica para morrer carbonizadas. Os homens tem a mania de cuspir o prato.  

Faltam 30 dias para você chegar a esse mundo minha filha, provavelmente ele não vai mudar nesse tempo. Mas nós podemos mudar. Queremos que você faça parte desta mudança. A solução é tão simples - difícil é ser tão simples assim - quem nos ensinou foi uma outra grande mulher, sua avó: 
"Quem recebe amor, sabe dar amor".

Com amor, seu pai.


4 comentários:

  1. Poxa Bruninhooooo, não sabia desse seu Dom para escrever!!!!! Parabéns!!!! Bela "carta" para a sua filha! Você e sua esposa formam um casal muito lindo e cheio de sintonia, chega dá gosto de ver as fotos! Pura paz e amor!!!! Beijossssss

    ResponderExcluir
  2. Belissimo texto. Como já disse, você é meu amigo poeta! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de terem sido apenas duas, lembrei e senti falta das nossas reuniões, cheias de filosofia e com um bom vinho.

    ResponderExcluir