sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Professores e educadores

Você chega para realizar atendimentos numa aldeia. Não tem posto. Seus atendimentos são realizados na escola. Todas as crianças se levantam e saem da sala de aula. Mais uma vez sua consciência fica pesada, afinal, as crianças ficarão sem aula porque você está ali.


Qualquer professor que "dá aulas", se daria por satisfeito, fecharia sua malinha e de seus alunos e comemoraria que poderia chegar mais cedo em casa. Ou antes, nem iria trabalhar, determinaria dia branco.

Mas acontece algo estranho, as crianças dão a volta e vão para trás da escola, seguindo alguém. Ai você descobre que não se trata de uma simples professora, você se surpreende por descobrir ali a essência do educador. Eles estão indo aprender juntos a conduzir uma horta. Os alunos trazem os conhecimentos da tradição passada por seus pais, a educadora disponibiliza-lhes instrumentos e outros conhecimentos. Erram juntos. Acertam juntos.


Mas as surpresas não acabam por aqui. A agente indígena de saúde, rindo-se do meu contentamento (espanto), diz: "Doutor, você não viu nada, eles escreveram um livro." Quando perguntei a eles: "Quem escreveu o livro?", na expectativa que me apontassem a professora, mas logo eles assumiram a autoria da obra: "Eu, eu, eu, eu", em uníssono.
 





Que surpresas mais o povo xukuru nos reserva?

Cada vez mais feliz e inspirado para trabalhar com esse povo!



2 comentários:

  1. Parabéns Roseane pelo lindo trabalho feito por seus educandos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruno, pelo belíssimo trabalho que vens realizando em nossas aldeias!

    ResponderExcluir