sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Por que você me esquece e some?"




Minha profissão é linda. Tenho oportunidade de acompanhar uma pessoa poucas semanas após a sua concepção, ouvir seu coração bater pela primeira vez e alguns meses depois conhecer o seus olhos e a ouvir chorar. Tenho a oportunidade de conhecer pessoas que viveram mais de 100 anos, e continuam vendo beleza na vida. Tenho a oportunidade de interferir, e orientar e ver aquela pessoa etilista, agressiva, emagrecida parando de beber e se reconciliando com sua família e consigo mesma. Tenho a oportunidade de aliviar o sofrimento as vezes. E consolar. Amo tudo isso que a medicina me proporciona. Amo poder cuidar de pessoas humildes. Simples. Agricultores de mãos calejadas. Senhoras queimadas do sol do sertão. Famílias enormes. Amo poder aprender com eles o que não lemos nos livros. Gosto de entrar nas casas, conhecer a realidade deles, tomar o café feito com tanto zelo. Gosto do carinho e admiração que existe entre nós. Tenho 25 anos. Tenho disposição para subir as serras, atravessar os rios, levar chuva, encarar o frio. Estou disposta a superar as dificuldades e atender meus pacientes da melhor maneira possível.






Mas quando você percebe que maneiras melhores existem, e SÃO POSSÍVEIS, mas falta interesse/vontade política para resolver o problema, dói. Porque pior que atender em lugares sem luz, sem água, sem sabão, sem maca, sem birô, sem acessibilidade, sem banheiro ou com morcegos... é sentir-se sozinho e achar que ninguém se importa. Seus "superiores", muitos gestores, prefeitos, governadores, o ministro da saúde, a presidente... Eles querem os números, as estatísticas, as metas alcançadas. Mas com o dia a dia, as dificuldades, ninguém se importa. As vezes nem algumas pessoas que trabalham ali, perto de você se importam! Mas afinal, se você escolheu trabalhar com essas pessoas, com essa realidade - você tem que aceitar as ( a falta de) condições (?)  Por que as comunidades rurais e carentes, por que as pessoas humildes precisam aceitar serem atendidos em qualquer lugar? Por que as consultas devem durar menos de 15 minutos? Se eu me recuso a atender em lugares sem condições, como fica a população? Se eu aceito atender, como tenho feito, será que nada nunca vai mudar? Até quando nossa boa vontade vai servir de desculpa para o descaso dos governantes?


"... Quando a gente gosta é claro que a gente cuida..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário