quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Menina da Porteira

Para estruturar um processo de ensino-aprendizagem é mister elaborar objetivos, metodologia, plano de ensino... enfim, preparar um currículo. Mas o acaso é um desses bichos esquisitos que nos pregam peças, e ele nos impõe situações que se mostram muito mais pedagógicas que qualquer lição, tutoria ou discussão de caso possa ensinar.

Em seu primeiro dia de aula, a estudante Natália teve que tirar o pé do corredor do hospital, botar o pé na estrada de terra e abrir a porteira para poder chegar no seu local de atendimento. Nessa hora, o contato com o ambiente Rural nos tira do pedestal que o inconsciente coletivo coloca o médico, o que acaba se estendendo aos estudantes.



Na contra-mão do esteriótipo e da (nossa) avaliação preconceituosa da mocinha da capital, ela levantou a poeira da estrada e abriu as portas dos caminhos para colocar em prática tudo o que já sabe, conhecer novas realidades e experimentar tudo o que esse novo mundo tem pra oferecer.

Seja bem vinda, Dra Natália.

          

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